Hipertensão Arterial

O que é a Hipertensão Arterial?

Provavelmente já ouviu falar deste problema de saúde pública. Trata-se de uma patologia que atinge cerca de 3 milhões de portugueses, sendo que apenas 11% destes se encontram tratados! A questão que se coloca é: Sabe se é Hipertenso? 

Sabia que a Hipertensão não tratada reduz a expectativa de vida em 10 a 20 anos!

Antes de mais, importa aqui definir o que é a Pressão Arterial (PA). Esta representa a força que o sangue exerce na parede dos seus vasos. Assim, quando falamos em Hipertensão Arterial, está-se a afirmar que a pressão do sangue contra os vasos é demasiado elevada e, por isso, torna-se patológico.


Como Medir? E quais os valores normais?


Voltando à questão inicial: “Sabe se é Hipertenso?”, para tal é necessária a medição da sua PA. Esta pode ser medida de diversas formas e com diferentes aparelhos. Contudo, os mais usuais são os aparelhos digitais com braçadeira, os quais pode adquirir para a sua casa, ou caso não tenha, poderá deslocar-se a uma farmácia.



Nesta tabela estão descritos os valores normais de PA, assim como os valores a partir dos quais se considera existir Hipertensão Arterial. Após medição da sua PA deve então enquadra-la na tabela e saber em que zona se contra. 

Se se encontrar na zona verde, está aparentemente tudo normal com a sua PA, se tiver na zona amarela deverá medir a PA novamente numa outra situação, em repouso, mas caso se encontre na zona vermelha deve então procurar o seu médico e alertar para a situação!



Quais são os fatores de risco?

Antes de mais, é importante ter presente que a Hipertensão Arterial pode ser uma doença só por si, como também pode surgir na sequência de uma outra patologia que se manifesta através de Hipertensão Arterial (secundária). Deixando de parte esta última e focando na Hipertensão como doença! Neste caso, os fatores de risco são diversos:

* Especial atenção para a idade: É comum que com o aumento da idade ocorra um aumento da Pressão Arterial e, por isso, deve-se dar especial atenção e controlar os fatores de risco em idades mais avançadas.

Quais os sintomas?

Um dos problemas para o diagnóstico da Hipertensão é a ausência de sintomas. Pode-se assim dizer que é uma “doença silenciosa"! Apesar disso, poderão surgir alguns sintomas, contudo inespecíficos, ou seja, não são diretamente associados a esta patologia e surgem geralmente quando outros órgãos estão comprometidos, como é o caso de PA´s altas e de longa duração. Nestes casos poderão surgir dores de cabeça, cansaço, indisposição, vómitos, falta de ar, visão turva, entre outros… Estes sintomas dependem assim dos órgãos lesados, sendo os mais afetados: Cérebro, Olhos, Coração, Rins e Artéria Aorta!


Quais as possíveis consequências?


Qual o tratamento?

Existem dois tipos de tratamento, um farmacológico e outro não farmacológico. É no segundo que devemo-nos centrar, pois também serve de prevenção à Hipertensão Arterial.


Conheça os seus valores tensionais !!!

Lembre-se: A hipertensão arterial é uma doença silenciosa!