Pneumonia

O que é a Pneumonia?

A pneumonia é uma infeção dos pulmões que afeta os pulmões e os seus pequenos sacos de ar (alvéolos). Na figura ao lado é possível visualizar em cima um alvéolo normal e em baixo um alvéolo resultante de um processo infecioso.


Esta é uma doença que afeta vários milhões de pessoas em todo o mundo sendo a causa de muitas mortes todos os anos. Em Portugal é a principal causa de internamento por doença respiratória.


Quais as causas?

Geralmente a pneumonia surge após a entrada de alguns microrganismos (vírus, bactérias ou fungos) nos pulmões através da sua inalação, ou seja, a pessoa respirou uma quantidade de ar que continha um desses microrganismos. Na sua maioria, a pneumonia é causada por bactérias. Outra forma de contaminação é através da corrente sanguínea, por exemplo, em toxicodependentes (sendo esta forma de transmissão menos frequente).

Existe um grupo de pessoas que está mais suscetível à infeção, ou seja, têm o sistema imunitário fraco (“poucas defesas do organismo”). São exemplo disso, os diabéticos, fumadores, alcoólicos ou, numa situação pior, pessoas que tenham sido submetidas a um transplante, doentes com SIDA ou doentes com cancro. Estes últimos estão em maior risco devido à sua patologia e, sobretudo, pelo efeito dos fármacos que tomam, pois diminuem as defesas do organismo. Também se deve ter especial atenção a crianças e idosos, por terem maior propensão para a doença.


Quais os sintomas?

Os sintomas mais frequentes são:
  • Tosse com expectoração
  • Calafrios
  • Febre
  • Dores no peito
  • Falta de ar


Como é feito o diagnóstico?

Em todas as situações em que os sintomas apontam para uma doença respiratória, como é o caso, é realizada a auscultação do tórax. Esta, no caso da presença de infeção pulmonar, apresenta sons característicos que levam o médico a “desconfiar” de uma possível pneumonia.  Para confirmar o diagnóstico deve ser realizado um raio-X ao tórax. Como se pode ver na figura em baixo, dentro do círculo vermelho existe uma mancha branca que na outra imagem, a azul, não existe pois representa uma situação normal. Esta mancha branca representa a “deposição” de líquido purulento (“pus”).


A formação de pus deve-se à batalha imunológica do organismo, que tenta combater a bactéria, vírus ou fungo, ou seja, o pus é como um aglomerado de mortos num campo de guerra, representando a "vitória" das células imunitárias. Por fim, em alguns casos, pode ser realizado um exame à expetoração e/ou ao sangue. Importa saber que, a grande maioria não necessita destas análises, e apenas efetua um raio-X!



Qual o tratamento?

A terapêutica para a pneumonia é sobretudo realizada com recurso aos antibióticos! Dependendo da gravidade da situação o tratamento será mais ou menos longo e poderá ou não necessitar de internamento. 



O efeito do antibiótico é a destruição das bactérias, ou seja, ajuda o organismo na “guerra imunológica”, como se fosse um reforço de soldados! Por fim, após vencida a batalha (eliminadas as bactérias) o antibiótico ajuda também na limpeza do cenário de guerra (pus).