Sinusite

O que é?

A sinusite é uma inflamação dos seios perinasais que pode ser provocada por uma alergia ou por uma infeção viral, bacteriana ou fúngica. Esta pode surgir em qualquer um dos quatro conjuntos de seios perinasais, como mostra a figura ao lado.



Quais são as causas?

A sinusite pode ser de curta duração (aguda) ou duradoura (crónica). A sinusite aguda geralmente é provocada por bactérias que se desenvolve após uma infeção viral das vias aéreas superiores (nariz, boca, laringe, faringe).  Quando a cavidade nasal fica inflamada, por exemplo, numa constipação, as aberturas dos seios tendem a ficarem bloqueadas. Quando isto acontece, o ar que permanece dentro dos seios é absorvido ficando uma pressão negativa dentro da cavidade, como uma espécie de vácuo. Este fenómeno é responsável pelas dores. Se o vácuo persistir, provoca a entrada de líquido nos seios, como mostra a figura. A acumulação deste líquido cria um ambiente propício ao crescimento de bactérias. A resposta do corpo é enviar mais líquido e células do sistema imunitário para o local de forma a ajudar a combater a infeção, desta forma ocorre um aumento da pressão no interior dos seios, que provoca mais dor. 


Quais são os sintomas?

O principal sintoma é a dor, sendo que a sua localização depende do tipo de seio afetado.






Para além destes sintomas, pode também estar presente um mal-estar geral. A febre e os calafrios indicam que a infeção se propagou para além dos seios. Poderá também haver corrimento nasal de cor amarela ou esverdeada.


Como é realizado o diagnóstico?


Num indivíduo com sinusite ativa, os seios aparecem opacos numa radiografia ou numa TAC (Tomografia Computorizada). Normalmente estes dois exames não são realizados pois não são estritamente necessários para afirmar um diagnóstico de sinusite. Deste modo, apenas são efetuados em situações de gravidade e/ou para avaliar a verdadeira extensão da doença.

Neste exemplo de radiografia, de um indivíduo com sinusite, pode-se observar a obstrução de um seio maxilar, assinalado devidamente na figura. No lado oposto, aparece uma forma triangular preta que corresponde a ar dentro da cavidade, e portanto, um seio normal.


Qual é o tratamento?

O tratamento da sinusite destina-se a melhorar a drenagem (“esvaziamento”) dos seios e a curar a infeção. Uma hipótese é inalação de vapores que provoca a constrição (“aperto”) dos vasos sanguíneos nasais, ou seja, é como um fechar de uma torneira dentro do nariz que impede a maior acumulação de muco nasal. 

O tratamento também pode ser farmacológico com fármacos de aplicação local, como a fenilefrina (vasoconstritor), que potenciam o efeito explicado anteriormente, embora não possam/devam ser utilizados durante muito tempo. Em casos mais graves pode ser necessária a utilização de antibióticos. Quando nenhum dos tratamentos se mostra eficaz é possível recorrer a cirurgia para melhorar a drenagem do seio e eliminar o material infetado.