Diabetes Mellitus

Vulgarmente designada como Diabetes, a Diabetes Mellitus é uma doença cada vez mais frequente na nossa sociedade. Esta doença é caracterizada como um aumento dos níveis de açúcar (glicémia) no sangue, ou seja, hiperglicémia. Os elevados níveis de açúcar no sangue podem dever-se a dois motivos:

Recorrendo ao jogo do “Pacman” e adaptando para a situação, a figura do Pacman representa a insulina (enzima que digere o açúcar) e as bolas amarelas o próprio açúcar.  Assim, após a ingestão a molécula de açúcar o Pacman tem a capacidade de o tornar utilizável, de modo a fornecer-lhe energia.

Normal produção de Insulina


Numa situação normal, a quantidade de insulina é suficiente para digerir (metabolizar) o açúcar (glicose) ingerido através de uma dieta equilibrada. Deste modo, existe um equilíbrio entre a oferta (através da alimentação) e o consumo (através da digestão) de açúcar. Assim, os níveis sanguíneos de açúcar mantêm-se dentro da normalidade.

Insuficiente produção de Insulina


No caso de uma alimentação exageradamente rica em açúcar, a sua quantidade torna-se elevada face à normal produção de insulina, ou seja, diz-se existir uma insuficiente produção de insulina, visto que, a produção desta não acompanha o ritmo da ingestão de açúcar. Deste modo, como demora mais tempo, fica um maior número de moléculas por digerir e os níveis de açúcar no sangue aumentam. Dá-se a Diabetes Tipo II.


Insuficiente ação da Insulina



Neste caso, a produção de insulina é normal em termos de quantidade, porém esta é deficiente em termos de qualidade. Assim, seja muita ou pouca a quantidade de açúcar ingerida, a insulina não consegue dar vazão por ser menos eficaz. À semelhança do caso anterior, fica um maior número de moléculas por digerir e os níveis de açúcar no sangue aumentam. Dá-se a Diabetes Tipo I.